Conquistando as Nações Para O Senhor Jesus


Palavra Pastoral

Domingo  20 de junho de 2010

  A Fé que vem pelo ouvir a Palavra de Deus

 

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem” (Hb. 11.1).

 

Falar sobre a fé é falar sobre algo sobrenatural que não podemos entender pelas manifestações naturais. Essa força poderosa de deus é atuante no mundo por meio de sua Palavra. A Bíblia diz: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm. 10.17).

A Bíblia também diz que sem fé é impossível agradar a Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” ( Hb. 11.6). O fato hoje e em tempos passados em que as pessoas não obtém o que buscam é simplesmente por que não acreditam em Deus como precisa crer. Jesus chega a dizer que se a nossa FÉ for do tamanho de um grão de mostarda poderíamos transportar montes de um lado para outro. Dentro desta declaração podemos ver quão grande é o poder da fé. A fé que vem pela Palavra.

Esta fé sobrenatural torna-se o meio pelo qual podemos testar e testemunhar a ação de Deus em nossa vida.

1º O que é a fé?

Definir a fé em Palavras torna-se algo difícil, pois a fé é um exercício  pessoal e tem um sentido muito mais abrangente do que podemos pensar ou definir em palavras. Mais obtendo a ajuda da Palavra de Deus vamos tentar explicá-la, de forma que o Espírito Santo nos faça compreender como e quando devemos usá-la.

a) Definição:

A Bíblia define a fé da seguinte forma: “Fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que ainda não se vêem” (Hb 11.1).

Pelo texto acima podemos avaliar duas coisas:

1.        Certeza. A fé não deixa base para dúvida. É algo feito de maneira a não temer o fracasso. Pois este temor ou medo de dar errado pode resultar em um desastre. Vejamos o caso de Pedro. Teve certeza ate o momento e que olhou para as circunstâncias que o cercavam e então começou a afundar. Pois andar sobre as águas não era algo para um homem natural fazer. Pois a leis naturais impedem tais fatos. Mais sobre a Palavra de Jesus ele estaria seguro se não duvidasse. Às vezes somos rodeados por esta duvida mediante situações que o Senhor nos conduz. Se duvidarmos certamente conheceremos o fracasso. Quero fazer questão de salientar aqui que fé não é uma atitude desprovida de revelação de nosso Deus. Não é sair fazendo coisas sem nenhum conhecimento e dizer fiz pela fé.

 

2. Convicção. Sig. (Certeza obtida por fatos ou razões, que não deixam dúvida nem dão lugar a objeção; persuasão íntima)

Esta é a definição da palavra convicção. Segundo o dicionário da língua portuguesa podemos ver que não pode obter sombra de duvida ou variação. Como citei acima muitos tem se decepcionado com sua fé por que estão a fazer loucura. A convicção daquilo que vamos fazer em relação a deus tem que estar confirmado e baseado em sua Palavra. Por isso meu amado (a) exerça sua fé com base naquilo que o Senhor te falar. Não use uma Fe vazia sem conteúdo Bíblico por que você pode receber um resultado que não esperava. A fé jamais falha por que é Deus quem nos dá ela. Temos que aprender como usá-la. Veja que aqui não estamos falando da fé que salva. Mais da fé para realizar as obras de Deus.

2. Alguns tipos de fé segundo a Bíblia.

Fé natural:

Este tipo de fé é comum encontrá-la em todos os homens. É a capacidade dada ao ser humano para crer. Ex: Se ele toma um trem e por que acredita que vai chegar onde quer usando aquele meio de transporte que o conduzirá ao seu destino. Ou se ele entra em um barco no meio de um lago ou rio precisa acreditar ou crer que este o suportará e não irá afundar, pois de outra forma jamais entrará no barco. Isto quero chamar aqui de fé natural.

Fé salvadora:

Esta é a fé pela qual nos apropriamos da salvação em cristo. Nós não estávamos presente na época em que cristo exerceu seu ministério terreno. Mas pela pregação da Palavra de Deus somos convencidos pelo Espírito Santo sobre o sacrifício de Jesus cristo em nosso favor. Assim a fé quem vem pelo ouvir a Palavra de deus nos leva a acreditar que Ele morreu pelos nossos pecados e que através do seu sangue somos perdoados. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” ( Ef. 2.8).

Fé como confiança:

É a capacidade de estar firme e convicto das promessas de Deus para sua vida. E não somente isso, mas também tomar posse pela fé, confiando no que diz  a Palavra , e não nos sentimentos. Pois os sentimentos te enganam. Muitos hoje em dia estão relacionando suas vidas com sonhos, profecias etc. Quando realmente nossa vida precisa estar baseada na Palavra de nosso Deus. Não quero dizer com isso que não haja profecias e sonhos reveladores da vontade de Deus. Claro que sim, isto pode acontecer. Mais a mais alta posição de confiança cristã é e sempre será o que a Bíblia diz. Confiar significa manter-se firme diante das impossibilidades (Sl 125).

Fé como corpo de doutrina:

É a capacidade adquirida mediante a fé na autenticidade da Palavra de Deus.Crendo que a Bíblia é a Palavra de deus . É a defesa do evangelho de Cristo contra as heresias do nosso século. Baseando-se na Palavra de deus saberemos rejeitar e combater falsos argumento e também os falsos mestres. “Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão” (2 João VS. 7-8).

Podemos também aqui citar o que Paulo diz a seu filho na fé: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (1Tm 4. 1-2). Portanto esta é a fé que dEle recebemos e sabemos em quem temos crido.

Fé como um dom espiritual:

Esta é a fé que recebemos para realizar as obras de Deus. Segundo a Palavra de Deus ela é um dom do Espírito (1Cor. 12. 9). A fé como um dom espiritual é exercida através da confirmação de Cristo em nossas atitudes com relação ao reino de Deus. Jesus nos da esta certeza através de sua palavra. A Bíblia diz : “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Mc. 9. 23. 24). Um exemplo é hoje você poder orar por um enfermo e ele ser curado em nome de Jesus. Coisa que por sua fé natural jamais aconteceria. João Batista diz que o homem não pode receber nada se do céu não lhe for dado. O próprio Jesus disse que se tivermos fé em sua Palavra faremos as mesmas obras que Ele fez e a faremos maiores. Ele nos deu bastante certeza disto, confirmando nosso ministério através dos sinais e grandes maravilhas que ele Jesus cristo tem feito.

Alguns dos benefícios recebidos pela fé.

Salvação.  Só podemos ser salvos pela fé (Ef.2 8).

Milagres. Os heróis da fé alcançaram grandes resultados pela fé (Hb. 11)

  Curas. A Bíblia diz que a oração da Fe salvara o enfermo (Tg. 5.15)

Paz gozo segurança. ( Is. 26; Rm 5.1; Hb. 4 .3)

3. como adquirir fé:

A fé como já falamos vem pelo ouvir e pelo ouvir a Palavra de Deus. O próprio Deus o Pai repartiu a fé a cada um de nós segundo a nossa necessidade. Portanto não existe o crente sem fé. Ele só precisa exercitá-la ( Rm 12.3). o filho e o autor e consumador da nossa fé. Em Hebreus diz:“olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” ( Hb.12.2).

O Espírito Santo é aquele que nos capacita para usá-la de acordo com a vontade de Deus.Portanto vemos que a fé tem uma grande participação em nossa vida cristã. Por que não dizer que tem uma participação fundamental em toda nossa caminhada. Assim sendo caminhe na vitoria do Senhor e seja mais que vencedor.

 

Este é um pequeno estudo sobre fé para que você possa ter uma relação melhor com Deus através da sua fé nele. Pois sem Fe é impossível agradar a Deus.

 

Deus abençoe.